Este Blog foi criado como forma de repositório de atividades, para serem realizadas pelos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Na barra lateral da esquerda encontram- se as Páginas divididas por temas específicos.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Aprendendo as Horas




Ajuste os ponteiros do relógio para a hora indicada.
A cada acerto você ganha uma vida para brincar dentro do relógio, em um jogo divertido.


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Revolução Farroupilha




A Revolução Farroupilha

  O dia do Gaúcho é festejado no dia 20 de setembro, pois nesta data iniciou a Revolução Farroupilha, 20 de setembro de 1835.
   Foi uma luta civil, que também ficou conhecida como Guerra dos Farrapos e aconteceu no sul do Brasil.
  Os Farrapos estavam insatisfeitos com o tratamento que o Imperador do Brasil, dava para o Rio Grande do Sul.
  Esta luta durou dez anos, foi a mais longa revolução brasileira e durante este período o Rio Grande do Sul separou-se do Brasil, tornando-se a República Riograndense.
  Bento Gonçalves da Silva foi o principal comandante dos farroupilhas.
  No dia 28 de fevereiro de 1845, a paz foi assinada e o Rio Grande do Sul voltou a fazer parte do Brasil.
  A Semana Farroupilha começa no dia 14 de setembro, com a Chama Crioula, que fica acesa até a meio noite de 20 de setembro no Palácio Piratini, em Porto Alegre, no RS.
   Fica também em frente ao monumento Bento Gonçalves na mesma cidade e em vários CTGs pelo Brasil e pelo mundo.

                                                     Responda sobre o texto

            Leia mais em:        Guerra dos Farrapos          Farrapos











quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Folclore


O que é Folclore?

      Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.
    Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país. 
    O folclore é comemorado no dia 22 de Agosto.( Fonte: Smart Kids)




02


03

04


QUEBRA-CABEÇAS:
01

02


03 


SETE ERROS
01


LIGAR:
01


CAÇA-PALAVRAS:
01

02


JOGO DA FORCA:
01

02

CRUZADINHA:
01

02


CHARADINHAS:
01


ADIVINHAS: 
01

RESPONDA:
01

02


TRAVA-LÍNGUAS:
01


COMPLETAR PARLENDAS E CANTIGAS:
01

02



QUIZ:
01

02

03


Fotossíntese e Cadeia Alimentar



QUIZ Fotossíntese

Super Teste Fotossíntese


Como os Seres Vivos conseguem se alimentar


Animais da Amazônia
Conheça a Cadeia Alimentar


QUIZ Cadeia Alimentar

QUIZ Cadeia Alimentar 2


Complete a Cadeia Alimentar

Complete a Cadeia Alimentar 2

Cada espécie de uma cadeia alimentar é a ponta de um iceberg que levará a muitas outras espécies. Mergulhe nesta brincadeira e entenda como mexer em apenas uma peça do jogo pode alterar todo o resto. Clique Aqui


Jogo da Forca

Os sapos e as moscas são importantes para o meio-ambiente. Nesta atividade ajude os sapos a se alimentarem das moscas. Lembre-se que as moscas são parte da cadeia alimentar dos sapos.
JOGAR

A cadeia alimentar existe em todos os ambientes e na água não é diferente. 
Você deve alimentar o peixinho até que ele se torne adulto, para isso utilize as setas cursoras e desvie dos peixes maiores e alimente-se dos peixes menores.
JOGAR

Você irá ajudar nosso incrível personagem protetor das florestas, a saltar nas plataformas deste lindo cenário, para coletar oxigênio e levar de volta as arvores da floresta que precisam desse oxigênio para sobreviver. Mas cuidado para não deixá-lo saltar errado e cair no abismo. Vamos agora dar essa ajudinha ao nosso personagem?
JOGAR

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Festa Junina


A História da Festa Junina
      Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as  festas juninas.
   Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.
     Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.
       Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.
Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.
      Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.
      Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.
      As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Localização do Bairro

 Os alunos da Turma 31 realizaram um trabalho no Paint, no Laboratório de Informática Educativa da escola, para representar a localização do Bairro no Município, no Estado e no País.



quarta-feira, 29 de maio de 2013

O Bairro Santa Lúcia

O Bairro Santa Lúcia


    O Bairro Santa Lúcia está situado na colina mais elevada de Campo Bom. Em dias de boa visibilidade, descortina-se uma paisagem maravilhosa da cidade, da Encosta da Serra, do Vale dos sinos, até de Porto Alegre.
     No Bairro não passam arroios ou rio, a não ser algumas vertentes ou olhos d'água.
   Foi loteado em 1958. O Bairro tem essa denominação porque o loteador, Alberto Mossmann, quis prestar uma homenagem à Santa Lúcia e sua esposa  Lúcia Mossmann.
   A primeira rua a ser aberta e também a ser calçada foi a rua Machado de Assis. Atualmente, nesta rua atualmente está localizada a empresa Get Net e também reside o atual prefeito da cidade, Faisal Karan.
    A primeira casa do Bairro foi de Alberto Mossmann, que se localizava também na Rua Machado de Assis, lugar onde já foi o Rancho da Prefeitura, após a casa mudou para a Rua Érico Veríssimo, nº 49, onde atualmente fica um comércio da bebidas.
    Inicialmente o abastecimento de água do Bairro era feito por um poço artesiano, da casa de Alberto Mossmann.
     O principal acesso para o Bairro é a avenida dos Municípios e o principal ponto turístico do Bairro é a magnífica vista do alto da colina, local onde está situada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia Mossmann.

     A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia Mossmann, está localizada na Rua Willy Blos, 106, foi instalada em 16 de março de 1981, mas a data da criação é 02 de outubro de 1978. Foi construída em 1979 com uma sala de aula, uma cozinha, dois banheiros, uma secretaria e uma área coberta. A autorização de funcionamento foi através da Portaria nº 48.403, Diário Oficial de 19 de agosto de 1981. Em 1982 foi ampliada em uma sala de aula, em 1987 acrescentaram-se mais uma sala de aula, uma sala de professores, uma biblioteca, três banheiros, além da área coberta.
    Ao longo dos anos a escola, foi recebendo melhorias, como o Ginásio de Esportes, mais salas de aulas, Laboratório de Informática Educativa (no ano de 2008). As últimas ampliações realizadas na escola foram no ano de 2011. Atualmente no ano de 2013  a escola possui 01 Biblioteca, 01 Laboratório de Informática Educativa (com 28 computadores), 02 Salas de Apoio Pedagógico, 01 Secretaria, 01 Sala de Coordenação e orientação, 01 Sala de Direção, 01 Sala de Professores, 01 Cozinha, 09 Salas de Aulas, todas com Lousas Interativas, 06 banheiros e 01 adaptado para cadeirantes,  01 Pracinha e 01 Ginásio de Esportes.
    
      No Bairro existem algumas igrejas, uma delas é a Capela Divino Espírito Santo, que está situada na Avenida dos Municípios, nº 5804, foi construída e maio de 1971, mas a comunidade já havia se organizado em setembro de 1970, um dos terrenos onde está construída a Igreja foi doado por Alberto Mossmann os outros quatro terrenos forma comprados pela comunidade, madeira foi doada por Alfredo Blos, as telhas pelos oleiros de Campo Bom e Sapiranga, as portas e as janelas foram uma contribuição da indústria e do comércio, a Prefeitura colaborou com aterro e brita, a comunidade foi quem pagou os carpinteiros.
    Junto à igreja está o Pavilhão Divino Espírito Santo, inaugurado em 1974, mas construído no ano anterior. O local oferece canchas de esportes cobertas, onde as pessoas se reúnem para um partida de futebol, reuniões e bailes.
        O Bairro possui uma Associação de Moradores, localizada na Rua Idalino João Martin, onde também está localizada a Pracinha, na esquina com a Rua Victor Meireles.
     No Bairro Santa Lúcia existem várias indústrias, uma  delas é a GetNet e pontos comerciais, madeireiras, marmorearia, pecuária, supermercados, lanhouse, lojas de roupas, salões de beleza, restaurantes, entre outros pontos importantes.
        A primeira casa de comércio do Bairro foi o Armazém de Teobaldo Jung.
        Atualmente as ruas do Bairro são todas asfaltadas, com uma boa infraestrutura. 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

MONTAR PALAVRAS

VAMOS MONTAR ALGUMAS PALAVRAS QUE NOS FAZEM LEMBRAR A NOSSA MÃE.
VOCÊ PODERÁ ANOTÁ-LAS EM SEU CADERNO E CONSTRUIR FRASES COM ELAS TAMBÉM.

  MÃE



















MÃE - POEMA


MÃE

MÃE .. SÃO LETRAS APENAS


AS DESSE NOME BENDITO:
TAMBÉM O CÉU TEM TRÊS LETRAS...
E NELAS CABE O INFINITO.


PARA LOUVAR NOSSA MÃE,
TODO O BEM QUE SE DISSE
NUNCA HÁ DE SER TÃO GRANDE
COMO O BEM QUE ELA NOS QUER...


PALAVRA TÃO PEQUENINA,
BEM SABEM OS LÁBIOS MEUS
QUE ÉS DO TAMANHO DO CÉU
E APENAS MENOR QUE DEUS!


(MÁRIO QUINTANA)

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Eu no Universo

        Os alunos do 4º ano da EMEF Lúcia Mossmann realizaram no Laboratório de Informática Educativa, um bonito trabalho utilizando as ferramentas do Paint, para identificar Campo Bom no Universo.
      Confiram alguns dos trabalhos, que foram coordenados pela professora Joseane.



segunda-feira, 18 de março de 2013

6) Criar um Caça-palavras sobre a Páscoa


             Neste site você poderá criar um caça-palavras, bem fácil e rápido, apenas digite a lista de palavras conforme as instruções, após clique em: Criar Caça-palavras. 
Para iniciar escolha 10 palavras relacionadas com a Páscoa.



Após quando for realizar a atividade, troque de lugar com o seu colega, daí um faz o caça-palavras que o outro criou.